Amigos online

Total de visualizações de página

Translate

TRANSLATE

What Are These? | Blog Translate Gadget

Alien

Alien

Alien

Alien

A ÚLTIMA FRONTEIRA

A ÚLTIMA FRONTEIRA

mascote

Solte a abelha

Solte a abelha

MUSIC - ETERNAL FLAME

APIS

APIS

sexta-feira, 30 de maio de 2014

HORMÔNIOS = ABELHAS

Perguntas e Respostas sobre mel e derivados 
O mel é o adoçante mais antigo da humanidade, desde quando se usa mel?
Pinturas rupestres datadas de 7 mil anos atrás encontradas na Espanha mostram cenas de homens extraindo mel de colméias silvestres. Os antigos egípcios já usavam mel como alimento e também como medicamento.
 Os filósofos Platão e Aristóteles fazem referência ao mel em seus inscritos.
Os atletas participantes das antigas Olimpíadas gregas consumiam mel e figos par revigorar-se antes dos exercícios e dos torneios. 
De quê é  composto o mel?
O mel é composto basicamente de glicose e frutose mas também é rico em vitaminas, sais minerais, antioxidantes e aminoácidos provenientes do pólen e das secreções glandulares da abelha que se agregam com o mel dentro da colméia.
As principais vitaminas encontradas no mel são: B6, B1, B2 e B5
Os principais sais minerais encontrados são Cálcio, Cobre, Ferro, Magnésio, Manganês, Fósforo,  Potássio, Sódio e Zinco, essenciais para nosso organismo. 
Qual a vantagem em se consumir mel ao invés do açúcar comum?
O mel é isento de produtos químicos, já o açúcar tem de passar por um processo de refino. Além da composição que já foi citada, o mel é um alimento de rápida assimilação que permite à uma abelha voar por muitos quilômetros com apenas o consumo de uma micro gota. A ingestão de mel diminui imediatamente a fadiga, pois recupera as forças de crianças, jovens e velhos devido à presença de glicose em grande quantidade. 
Como é o consumo do mel pelos brasileiros?
O brasileiro, em geral, consome muito pouco mel, apenas cerca de 100g a 200 g por ano o que é bem diferente de outros países como a Suíça que consome 2 Kg de mel por pessoa em um ano, Alemanha (1,5 Kg de mel por pessoa em um ano), Canadá e EUA (1 Kg de mel por pessoa por ano). O ideal é que a pessoa se acostume a adoçar o café, o chá, o suco, a vitamina com mel; e prepare alimentos como bolo, pão, usando mel no lugar do açúcar.
Uma pesquisa realizada na Alemanha mostra que crianças alimentadas com mel crescem mais e são mais resistentes a doenças. 
Além de alimento, o mel tem outras finalidades?
Muitas. Dentre elas estão xaropes para tosse (mel com plantas), fortificantes (mel com pólen), contra insônia (mel com leite), para acalmar as dores (mel com canela), para pele (cremes e máscaras à base de mel), para cabelos (xampus e loções oleosas com mel). 
E a própolis, para que serve?
Própolis é um antibiótico natural pois impede a multiplicação de vários tipos de bactérias e fungos. Atualmente ela é bastante usada em xaropes para tosse e  dor de garganta, extratos para aplicar na pele em caso de queimaduras, ferimentos e alguns tipos de fungos;  na inalação para rinites e sinusites. Tem ação anestésica e cicatrizante sendo usada também em pomadas, cremes, sabonetes, xampus, entre outros. 
E o pólen, para que serve? 
O pólen é a essência genética do vegetal. Possui altos teores de vitaminas, aminoácidos, gobulinas, enzimas, carboidratos e minerais. O pólen possui 20 vezes mais caroteno que a cenoura  (pró-vitamina A).
É um complemento alimentar rico em vitaminas e aminoácidos. Seu consumo diário auxilia no combate ao stress e nas debilidades físicas e mentais.
Pesquisas na Suécia indicam os efeitos benéficos do pólen na próstata pois tem efeito profilático no tratamento de adenomas e inflamações.
O pólen, por ser tão rico em sua composição, melhora a nossa imunidade. 
E a geléia real, pra que serve?
É um alimento completo rico em todos os nutrientes contendo os elementos essenciais para o organismo humano. A geléia real aumenta o consumo de oxigênio dos tecidos e isso é de grande interesse em doenças neurofísicas quando a oxigenação do cérebro é reduzida. Rica em hormônios como estrogênio e progesterona auxilia na reposição de hormônios na menopausa e tem efeito contra stress. 
Nossas abelhas são saudáveis? Que cuidados temos que ter com elas?
As abelhas brasileiras, atualmente, são africanizadas e rústicas, conseguem viver sem apoio de nenhum medicamento o que é uma grande vantagem em relação a outros países que necessitam do uso de drogas para as abelhas sobreviverem. Essas drogas contaminam o mel.
Deve-se tomar alguns cuidados para não ocorrerem acidentes por ataque de abelhas.
Se observar-se que existem abelhas querendo formar ninho em um local inconveniente deve-se pegar uma lata velha, colocar jornal e pedaços de lenha verde com palha para fazer bastante fumaça e colocar o mais próximo possível do lugar onde elas estão para que assim elas desistam e vão embora. 
Mel cristalizado é  mel velho?
Não. O mel pode cristalizar em 15 dias se a temperatura ambiente estiver abaixo de 20O C. Mel cremoso tem consistência de mousse e não sofre perda de suas propriedades por não necessitar de aquecimento para ser envasado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário